Projeto KIPT

KIPT - Primeiro laboratório nacional colaborativo na área do Turismo integra Upstream Portugal

Data
Acerca deste projeto

A Upstream Portugal foi uma das 20 empresas convidadas a participar no inovador projeto KIPT.

Foi no passado dia 23 de março que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) atribuiu ao KIPT (Knowledge to Innovate Professions in Tourism) o título de Laboratório Colaborativo (CoLAB). O KIPT é o primeiro e único laboratório colaborativo na área do turismo, que pretende contribuir para melhorar a situação social dos trabalhadores do setor do turismo, promovendo e valorizando a profissão numa abordagem inclusiva, recompensadora e conciliadora.

“A situação social do trabalho no turismo e hotelaria, as frágeis perspetivas de carreira, a sazonalidade laboral e os baixos salários carecem de soluções urgentes que envolvam e articulem todos os Agentes do setor. A estes problemas veio acrescer a crise que a pandemia trouxe à indústria e aos seus trabalhadores”, explica Paulo Cavaleiro, Diretor Geral da Upstream Portugal. “A situação atual e a necessidade de preparar o setor para um futuro mais resiliente e sustentável tem de ser um desígnio coletivo, baseado numa estratégia e num plano de ação claro que antecipe os estágios de recuperação que o Turismo vai enfrentar”, conclui.

O plano de ação proposto pelo KIPT desenvolve-se em torno de três eixos estratégicos: conhecimento, emprego e competitividade sustentável, e em cinco áreas de desenvolvimento cruciais: informação, formação e educação, carreira e competências, certificação, qualidade e sustentabilidade, inovação e empreendedorismo, para dar resposta aos problemas do setor no geral e, em particular, às pessoas que nele trabalham.

Com abrangência geográfica nacional, O KIPT surge por iniciativa da Universidade Europeia, Faculdade de Turismo e Hospitalidade (entidade proponente) e conta com uma liderança conjunta de 20 entidades públicas e privadas ligadas a diferentes sectores de atividade: a Universidade do Algarve, Universidade de Évora, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL, Universidade Lusófona, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Bragança, UNIAUDAX – Centro de Empreendedorismo e Inovação, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Turismo do Centro, Município de Loulé, Algardata, Sistemas Informáticos, SA, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, SGS Portugal, Salvor – Sociedade de Investimentos Hoteleiros, SA. – Pestana Hotel Group, Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, SA, HOTI STAR- Portugal Hotéis, SA; Media Invest MITG LDA, Prizmakat Lda, BLue Geo LIghthouse, Lda, Logical Safety S.A e UPSTREAM – Valorização do Território, S.A..