Projeto Novos Caminhos de Fátima
no Médio Tejo

Novos Caminhos de Fátima no Médio Tejo

Data
Acerca deste projeto

Os Caminhos de Fátima no Médio Tejo é um projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM Médio Tejo) em parceria com o Centro Nacional de Cultura, entidade que gere a rede dos Caminhos de Fátima, em articulação com o Santuário de Fátima e o apoio do Turismo Centro de Portugal, tem como estratégia o desenvolvimento e sinalização de três novos itinerários de peregrinação ao Santuário de Fátima a partir de Tomar, da Beira Interior e do Alto Alentejo, proporcionando assim novas variantes de acesso a Fátima profundamente enraizadas na tradição e património Marianos na região.

Adjudicado à UPSTREAM – Valorização do Território S.A, e com a duração de cinco meses, este projeto implica o respetivo levantamento cartográfico e digital prévio dos percursos, dos pontos de interesse turístico e religioso, dos recursos de apoio aos viajantes, e dos conteúdos para comunicação, incidindo sobre os 13 Concelhos englobados na CIM Médio Tejo (Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha), numa extensão total aproximada de 200 (duzentos) km.

Fátima é a principal atração turística do Médio Tejo e do Centro de Portugal. De todo o Mundo, milhões de viajantes partem anualmente até ao Santuário movidos pela sua fé e espiritualidade, mas também para conhecer um destino rico em tradições e recursos patrimoniais e naturais.

Para estes, a rede de itinerários religiosos e culturais que partem de diferentes locais e terminam no Santuário de Fátima, proporcionam uma verdadeira “espiritualidade”, em ligação com a natureza e as vivências religiosas e culturais, potenciando também aqueles recursos turísticos e os seus efeitos na Sustentabilidade das regiões, e no bem-estar das populações.

Identificados, desenvolvidos e geridos pelo Centro Nacional de Cultura desde 1996, os Caminhos de Fátima têm por finalidade criar condições seguras e aprazíveis para peregrinos e caminhantes que se dirigem ao Santuário de Fátima, evitando as estradas com grande circulação automóvel em favor de caminhos de terra e de pequenas estradas rurais com pouca circulação. Percorrem territórios variados, com grande interesse cultural e paisagístico, e articulam-se com outros itinerários de âmbito nacional e internacional.

Atentos ao estado de emergência em o país se encontra, durante a implementação do projeto irão sempre prevalecer as condições de segurança sanitária e distanciamento social, respeitando as medidas governamentais aplicadas pela Direção-Geral da Saúde e autoridades locais.