Certificação do Caminho de Santiago Central Alentejo e Ribatejo

Caminho de Santiago Central Alentejo e Ribatejo é o primeiro a obter certificação 

Data
Acerca deste projeto

O Caminho Português de Santiago Central – Alentejo e Ribatejo acaba de se tornar no primeiro Caminho de Santiago em território português a obter certificação. A estruturação e elaboração da candidatura à Certificação, avaliada e concedida pelo Estado, foi levada a cabo pela Upstream Portugal, num projeto que lhe foi confiado pela ERT – Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Com esta certificação reconhece-se o cumprimento de um conjunto de critérios que visam garantir, entre outros, a autenticidade histórico-religiosa do itinerário, o seu caráter ininterrupto no território e no tempo, uma maior segurança, conforto e a melhor experiência do peregrino e dos viajantes.

Esta é a primeira concretização de um processo iniciado em 2019 pelo Turismo de Portugal e pela Direção Geral do Património Cultural, com vista à certificação dos itinerários que constituem os Caminhos de Santiago em território nacional, e que visa a salvaguarda, valorização e promoção do Caminho Português de Santiago.

Para além do processo de certificação, a Upstream foi também a Entidade responsável pela identificação dos Caminhos, levantamentos patrimoniais e culturais, cartografia, comunicação e implementação, num projecto que decorreu ao longo de três anos, culminando agora com esta Certificação do Caminho Central no Alentejo e Ribatejo.

Neste momento, a Upstream tem igualmente em fase de finalização a candidatura do Caminho Português Nascente no território do Alentejo, a par com o desenvolvimento do projeto próprio CIS – Caminhos Ibéricos de Santiago, o qual investiga, divulga e promove, todos os Caminhos de Santiago transfronteiriços que se desenvolvem na Raia Ibérica, com ênfase nos itinerários menos conhecidos que atravessam as regiões do interior peninsular.

 

Entrevista com o Presidente da ERT – Rádio PAX