Serviços

OPERAÇÃO TURÍSTICA

Somos apaixonados por Portugal e conhecedores do Território!


A TRY PORTUGAL é a marca da UPSTREAM para a operação turística especializada em Turismo Ativo, Cultural e Desportivo. Cria e promove novos produtos turísticos temáticos e eventos desportivos que incorporam os ativos patrimoniais e os recursos naturais e culturais do país.

A TRY PORTUGAL disponibiliza um marketplace digital onde integra a maior oferta de experiências e atividades de parceiros de Animação Turística e de Hotelaria de todo o país, facilitando a pesquisa e a distribuição dos produtos junto dos Operadores Turísticos e dos consumidores finais nacionais e internacionais, posicionando Portugal como destino de excelência para o Turismo Ativo, Cultural e Desportivo, 365 dias no ano!

A oferta turística da TRY PORTUGAL é estruturada através de uma abordagem integrada dos vários recursos temáticos diferenciadores que enriquecem a experiência turística e/ou acrescentam valor à oferta do Território, não sendo condicionada por nenhum tipo de “atividade” ou de meio de deslocação. O foco da TRY PORTUGAL é promover a visitação, o usufruto e a experiência dos recursos do território, de acordo com a motivação específica do turista, independentemente de este preferir deslocar-se a pé, de bicicleta, em kayak, a cavalo… ou de balão!

Na nossa visão, os fatores que influenciam a escolha do Turista Ativo para viajar para Portugal não são o “cycling & hiking”, as Redes de Oferta, uma qualquer grande rota, a Serra A ou B ou a proposta de um “destino” regional em particular (salvo exceções reconhecidas…), mas sim produtos turísticos configurados para atender a motivações específicas de caráter temático, entre as quais se incluem a , a Cultura (Tradições, Património, Gastronomia e Vinhos, Artes, etc), a Natureza e Biodiversidade, a Ciência, o Desporto e Bem-Estar.


Integramos a Natureza, a Cultura e o Desporto “Outdoor” com o dinamismo, qualidade e diversidade dos recursos dos nossos parceiros turísticos, com o objetivo de disponibilizar ao turista tours, experiências e eventos únicos, inolvidáveis e fidelizadores, de forma responsável e sustentável para as comunidades locais.

Os serviços da TRY PORTUGAL incluem:

  • Criação e distribuição de Programas Turísticos temáticos inovadores, abrangendo todo o território continental e ilhas, de promoção própria ou para terceiros (Hotelaria, Empresas, Entidades territoriais);
  • Promoção e comercialização de Experiências Turísticas produzidos pela Rede de Parceiros;
  • Plataforma digital de promoção e comércio eletrónico de produtos, experiências e eventos turísticos;
  • Serviços gerais de Agência de Viagens e de Animação Turística;
  • Planos de Desenvolvimento e Serviços de Animação Turística para dinamização territorial, de unidades de alojamento, de eventos e de infraestruturas turísticas;
  • Marketing e Promoção Internacional.

EVENTOS


Desporto, Cultura, Corporativos

Os Eventos são instrumentos fundamentais para a estratégia de marketing turístico de qualquer território!


Do mesmo modo que no setor corporativo e empresarial, os Eventos contribuem para o reforço e posicionamento da imagem e para a promoção turística de um destino, com o benefício adicional de criarem fluxos imediatos de visitantes que geram impactos económicos, tanto pontuais como futuros.

Igualmente importante é o papel social dos Eventos, promovendo a sensibilização dos participantes para as comunidades e o meio ambiente e cultural dos locais onde se realizam, não menosprezando igualmente as oportunidades de encontro, convívio e lazer entre os participantes.

A UPSTREAM organiza e presta serviços a Eventos Desportivos e Culturais, a atende às necessidades corporativas de ações que facilitam o Team-Building, a Liderança e a Mudança Organizacional em contexto “outdoor”. Sempre com o objetivo de produzir Eventos que proporcionem experiências únicas e inolvidáveis a indivíduos e organizações, e que tenham impacto positivo na promoção turística dos territórios em que se inserem.

Em particular, a TRY PORTUGAL SPORTS identifica oportunidades de criação de marcas e de conceitos para Eventos desportivos com potencial de promoção internacional do território para o Turismo Desportivo, e presta serviços de organização, logística e promoção que contribuem para a maior qualidade e internacionalização de Eventos já existentes.


A TRY PORTUGAL SPORTS concebe e organiza diretamente ou em coprodução Eventos desportivos de todas as modalidades “outdoor” não-motorizadas (Triatlo, Trail, BTT, Ciclismo, Corridas de Obstáculos, Fitness Funcional, etc), bem como Campos de Treino e Estágios, e presta um conjunto de serviços que melhoram a experiência dos atletas e a qualidade da organização:

  • Criação e Produção de Eventos Físicos e Digitais;
  • Consultadoria Estratégica e de Conceito;
  • Planeamento, Gestão Logística e Operacional;
  • Gestão de Inscrições e Patrocínios;
  • Promoção, Comunicação e Marketing;
  • Serviços Turísticos (Alojamento, Transfers, Visitas, Experiências);
  • Serviços Técnicos e de Apoio ao Atleta e Acompanhantes.

CONSULTORIA e GESTÃO de PROJETOS TURÍSTICOS

Não é suficiente oferecer infra-estruturas, é necessário criar e promover novos Produtos Turísticos Territoriais!


Num quadro de elevada concorrência entre “destinos” turísticos, internos e externos, entendemos que a estratégia nacional e regional para a diferenciação e competitividade turísticas, terá de passar fundamentalmente pela identificação de segmentos específicos (“nichos de mercado”) da procura externa, com motivações que sejam compatíveis com o potencial turístico dos recursos endógenos diferenciadores.

Na UPSTREAM sabemos que não é suficiente oferecer infraestruturas e recursos de animação e lazer (percursos pedestres, centros BTT, museus, etc) ou meras “redes de oferta” (rotas, hotelaria, experiências), para criar novos fluxos turísticos e valorizar o território e as comunidades. Para que tal aconteça é necessário desenhar, infraestruturar e promover novos Produtos Turísticos Territoriais temáticos que correspondam e sejam coerentes com as motivações da procura turística, sobretudo internacional.

A UPSTREAM apoia as Entidades Públicas de Gestão Territorial e Turística e Agentes privados na estruturação da oferta de novos produtos turísticos com potencial de afirmação internacional, no âmbito do Turismo Ativo integrando os recursos de Natureza, da Cultura, do Património, da Gastronomia e Vinhos, da Ruralidade, das Tradições, do Desporto e do Bem-Estar.

Às nossas competências próprias associam-se outras de parceiros especializados em áreas complementares de forma a podermos oferecer um conjunto integrado de serviços multidisciplinares:

  • Estudos Prévios (Recursos, Procura, Impactos, Cenários) e Projetos;
  • Análise Estratégica, Planos de Valorização e de Desenvolvimento Turístico;
  • Identificação e levantamento de recursos turísticos (georreferenciação, fotografia, sinalética, instalação);


  • Estruturação de novos Produtos Turísticos Territoriais;
  • Gestão, monitorização e conservação de Infraestruturas Turísticas em Natureza;
  • Planos estratégicos e operacionais de animação turística;
  • Plataformas e Canais digitais.


Porém, a ainda elevada dependência do segmento de “Sol & Mar”, aliada à deficiente promoção externa dos recursos e do potencial do destino “Portugal” para Turismo Ativo, obriga a um esforço adicional para a recriação da imagem e da identidade turística do país assente naqueles recursos diferenciadores, associado a uma Comunicação eficaz, para o que disponibilizamos igualmente serviços especializados de Marketing Turístico e Territorial incluindo:

  • Criação e Gestão de Conteúdos e Redes Sociais;
  • Criação de conteúdos e design gráfico para comunicação turística;
  • Produção de Guias, Roteiros, Mapas e obras de referência;
  • Produção e realização de audiovisuais de promoção turística;
  • Planos de Marketing Territorial;
  • Estratégia de promoção nacional e internacional;
  • Participação em feiras internacionais;
  • Planos de Comunicação e Relações Públicas;
  • Soluções de e-marketing
  • Workshops e ações de dinamização de produto-mercado;
  • Ações de sensibilização e capacitação de Agentes turísticos.