Upstream

a nossa MISSÃO

 

A Missão da UPSTREAM PORTUGAL é a de contribuir para a Valorização do Território através da criação, infraestruturação e distribuição de produtos turísticos temáticos e de eventos de Turismo de Natureza, Cultural e Desportivo, promovendo a valorização e reforço da atratividade turística internacional do destino Portugal.

Na prossecução dessa Missão assumimos como Objetivos gerais da nossa atividade:

– Apoiar a identificação, criação, recuperação, infraestruturação e gestão de recursos e ativos turísticos territoriais diferenciadores;
– Conceber e distribuir uma ampla oferta de produtos temáticos inovadores de Turismo Ativo, estruturados em função das motivações dos consumidores internacionais para atividades de Natureza, Culturais, Ambientais e de Bem-Estar, Criativas e Desportivas;

– Explorar o potencial endógeno da “diversidade concentrada” do território, sobretudo em espaços Rurais e Naturais do Interior do país;
– Fomentar as sinergias e os processos colaborativos com os vários agentes da cadeia de valor do turismo, em particular com os da Animação Turística;
– Utilizar o potencial dos recursos naturais e culturais do Interior para a organização de Eventos internacionais e corporativos.
– Estimular a Conservação Ambiental e um Turismo Responsável e Sustentável, consistente com os valores naturais, sociais e das tradições das comunidades;
– Participar ativamente na transição digital dos processos operacionais, comerciais e de marketing da atividade turística.

 

o que FAZEMOS

 

A Upstream Portugal promove o destino Portugal e o Património Natural e Cultural, sobretudo do interior do país, nos mercados externos, prestando serviços e comercializando produtos temáticos especializados no âmbito do Turismo Ativo, Cultural e Desportivo, potenciando assim oportunidades de Desenvolvimento Local e Sustentável com alcance global.

Enquanto ConsultoraUPSTREAM PORTUGAL presta serviços especializados para a Criação, Estruturação e Implementação de Produtos e Recursos Turísticos, de Marketing Territorial e Comunicação Turística, centrados nos ativos patrimoniais e nos recursos naturais e culturais do país, para entidades de gestão territorial e turística e para o setor privado.

Desenvolve a sua atividade de Operador Turístico sob a marca TRY PORTUGAL e disponibiliza um marketplace digital, www.tryportugal.pt , o qual integra a maior oferta de experiências e atividades operadas por uma Rede qualificada de Parceiros de Animação Turística e de Hotelaria de todo o país, posicionando Portugal como destino de excelência para o Turismo de Natureza, Cultural e Desportivo, 365 dias no ano e em total segurança!

Em vertente complementar, a produção, organização e prestação de serviços para EventosOutdoor” é o foco da TRY PORTUGAL SPORTS, a qual se diferencia na concepção de soluções para eventos que contribuem para a promoção internacional do destino e que potenciam o Turismo Desportivo nas regiões.

 

 

a EQUIPA

 

Catherine de Freitas


CEO, Diretora de Comunicação e RP


Licenciada em Design Gráfico na Alemanha, a Catherine é Certified Rock Climbing Instructor – UIAA da International Climbing and Moutaineering Federation e tem na Escalada e no Montanhismo as suas paixões. Co-fundadora e CEO da UPSTREAM, gere a oferta turística e assegura o cumprimento da estratégia de comunicação, e de relações públicas nacional e internacional, depois de ter desenvolvido uma longa carreira na Consultoria e gestão de projetos de Design, de publicidade e de comunicação, em várias empresas do ramo na Alemanha, Brasil e Portugal. A atração da montanha levou-a também aos Trails, nos quais participa regularmente, além de ter colaborado na organização do “The Crossroads Portugal”.

 

Paulo Cavaleiro


Diretor Geral


O “mentor” da Upstream viu a oportunidade e necessidade deste projeto ao longo dos muitos anos em que percorreu o país intervindo no desenvolvimento, estruturação e comunicação de alguns dos novos desportos “outdoor” (Triatlo, BTT) em Portugal. Graduado em Gestão e Eng.ª Industrial e Mestre em Eng.ª de Ambiente, foi gestor e empresário em setores da logística e serviços, em Portugal e Espanha, além de consultor e gestor de projetos para empresas portuguesas no estrangeiro. Tem como Missão pessoal contribuir para o Desenvolvimento Local do Interior do país através do Turismo Ativo e Sustentável. No âmbito da Upstream, para além da gestão geral, dedica-se à criação e estruturação dos produtos turísticos e de eventos da TRY Portugal, gere projetos turísticos e de marketing territorial, sendo igualmente responsável pela criação de conteúdos editoriais turísticos para os mais diversos canais de comunicação.

 

Sérgio Mendes


Diretor de TI


O currículo do Sérgio tem muitas páginas ininteligíveis para o leigo, sobre formação e experiência nas áreas dos sistemas e das tecnologias de informação. Apesar do “peso” profissional e de algum mais que ganhou com a senioridade, não deixou as suas competências desportivas em mãos alheias, continuando a nadar quilómetros em águas abertas, a pedalar em tiradas noturnas e a fazer “hop-on, hop-off” na nova modalidade do swimrun. Analista, Gestor, Formador e Consultor em sistemas de informação de gestão, é o responsável pelo desenvolvimento e integração das plataformas TRY PORTUGAL e pelos sistemas e tecnologias da UPSTREAM.

 

 

Inês Castelo Branco

 


Diretora Comercial e Marketing


A sua formação inicial foi na área das ciências na licenciatura em Ciências Biomédicas e Medicina Nuclear mas cedo descobriu que a sua paixão e onde iria fazer a diferença seria na área de Gestão e do Marketing. Foi aqui que investiu tirando uma Pós-Graduação em Comunicação e Marketing e onde mais tarde foi convidada a integrar uma Formação de Executivos na Católica, direcionada aos quadros diplomados das empresas, na gestão estratégica do Marketing Digital.
Foi na área do Marketing que foi directora em várias empresas e encontrou na Missão da Upstream o reflexo da sua paixão por Portugal e pela Portugalidade, em toda a sua amplitude histórica e patrimonial. O ímpeto natural para viajar estende-se ao estrangeiro e, aqui, vai muito para além do prazer de alargar o conhecimento de outras culturas, pois acredita que, viajar fora de Portugal, continua a ser a maneira mais eficaz de conhecer as melhores práticas sustentáveis de valorização cultural e ambiental, e assim as poder adaptar na valorização e divulgação da nossa herança patrimonial.

 

 

Marco Marques

 


Departamento de Mercado Nacional


Licenciado em Gestão de Empresas Turísticas pela escola superior de hotelaria e turismo do Estoril. Acumula mais de 10 anos de experiência em Turismo tendo já passado por diferentes áreas deste sector mas sempre com a especialização no Mercado Nacional. Possui ainda diversos cursos de Marketing Digital com especialização em Social Media Marketing.

 

Sofia Figueiredo

 


Gestora de Projetos


Sofia é uma alma apaixonada pela geografia e pelas aventuras ao ar livre desde tenra idade.
Licenciada em Geografia, descobre a sua paixão pelo caminhar nos caminhos da fé, inicialmente explorando o Caminho de Fátima.
Sendo uma entusiasta do desporto, das caminhadas e da natureza, sempre que pode procura conciliar as suas motivações à sua vida. A sua jornada levou-a até aos Caminhos de Santiago e foi nesta sua busca por aplicar seus estudos e paixões que a levou à Upstream, onde espera contribuir com sua energia e conhecimento para a estrutura, desenvolvimento e valorização do nosso património.

 

 

Fernando Completo


Consultor


Consultor Sénior, coordena projetos de consultoria, investigação, planeamento e desenvolvimento turístico e territorial em Portugal, Moçambique, Angola e Cabo Verde. Professor-Adjunto na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), desde 1993, tem como área de ensino e investigação o Planeamento Turístico, Turismo Cultural, Turismo de Natureza e Aventura, Animação Turística, Turismo Náutico e Gestão de Eventos. Com Diploma de Estudos Avançados (DEA) – Doutorando em Turismo, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Mestrado em Sociologia do Território e Licenciatura em Ciências e Políticas Sociais, destaca-se-lhe ainda a colaboração com diversas instituições de ensino superior internacionais e nacionais. Foi também autor e Coordenador de diversos Planos Estratégicos para o Desenvolvimento de Recursos e Produtos Turísticos no Alentejo e Ribatejo, nos Açores, em Sintra e Setúbal.

 

 

Paulo Almeida Fernandes


Consultor


Viajante incansável a pé pelos caminhos da História, o Paulo dedica-se ao estudo da Alta Idade Média, Arte Românica, Caminhos de Santiago e história de Lisboa. Excelente contador de histórias, com uma boa disposição contagiante, fá-lo com a competência de um Doutorado em História da Arte, Mestre em Arte, Património e Restauro, e licenciado em História, Variante de História da Arte. Desde 2016 que se encontra no Palácio Pimenta, onde é coordenador do Serviço de Inventário e Investigação do Museu de Lisboa. É Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa), membro integrado do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Património (Universidade de Coimbra) e colaborador do Instituto de Estudos Medievais (Universidade Nova de Lisboa). Foi assessor em duas ocasiões (vereação da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e direção do Instituto Português do Património Arquitetónico), técnico superior na Câmara Municipal de Mafra, com Coordenação do Gabinete de Património Histórico e Arquitetónico e Coordenação da Área de Cultura, e assessor científico do programa de Valorização Cultural e Turística do Caminho de Santiago – Caminho de Torres. É um escritor prolífico, com diversas obras publicadas, nomeadamente sobre a temática do Caminho de Santiago.

 

Paulo Jorge Margalho


Consultor


O Paulo é jornalista, mas as suas múltiplas facetas, competências e experiência acabaram por qualificá-lo para participar e desenvolver diversos projetos de desenvolvimento local e regional e de comunicação nas áreas do turismo na natureza, ambiente e desenvolvimento sustentável. Fundador do CEAI – Centro Estudos da Avifauna Ibérica e do GUEA – Grupo Universitário Estudos do Ambiente, foi também Coordenador do Centro de Recursos Multimédia da Fundação Luís de Molina, Vice-presidente do Centro Profissional do Setor Audiovisual e membro da Direção do FAPAS – Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens. Naturalista desde 1982, é profundo conhecedor do território desenvolvendo atividade como observador de aves, fotógrafo de natureza, autor de estudos, guias e conteúdos sobre Turismo de Natureza, além de produtor e realizador de filmes de promoção ambiental e turística.

 

REDE DE PARCEIROS


A UPSTREAM desenvolve a sua atividade operacional através de processos colaborativos, estabelecendo parcerias que lhe permitem alavancar e partilhar os recursos e ampliar a capacidade, para concretizar uma oferta integrada e inovadora de dimensão adequada para atender à escala nacional e mundial. Constituímos e apoiamos uma Rede de Parceiros de Animação Turística, de Guias especializados e de Hotelaria diferenciada, entre outros, que agregam um capital ímpar de conhecimento do território, de experiência turística e de serviço ao cliente.