Upstream

a nossa MISSÃO

A Missão da UPSTREAM PORTUGAL é a de contribuir para a Valorização do Território através da criação, infraestruturação e distribuição de produtos turísticos temáticos e de eventos de Turismo de Natureza, Cultural e Desportivo, promovendo a valorização e reforço da atratividade turística internacional do destino Portugal.

Na prossecução dessa Missão assumimos como Objetivos gerais da nossa atividade:

– Apoiar a identificação, criação, recuperação, infraestruturação e gestão de recursos e ativos turísticos territoriais diferenciadores;
– Conceber e distribuir uma ampla oferta de produtos temáticos inovadores de Turismo Ativo, estruturados em função das motivações dos consumidores internacionais para atividades de Natureza, Culturais, Ambientais e de Bem-Estar, Criativas e Desportivas;

– Explorar o potencial endógeno da “diversidade concentrada” do território, sobretudo em espaços Rurais e Naturais do Interior do país;
– Fomentar as sinergias e os processos colaborativos com os vários agentes da cadeia de valor do turismo, em particular com os da Animação Turística;
– Utilizar o potencial dos recursos naturais e culturais do Interior para a organização de Eventos internacionais e corporativos.
– Estimular a Conservação Ambiental e um Turismo Responsável e Sustentável, consistente com os valores naturais, sociais e das tradições das comunidades;
– Participar ativamente na transição digital dos processos operacionais, comerciais e de marketing da atividade turística.

o que FAZEMOS

A Upstream Portugal promove o destino Portugal e o Património Natural e Cultural, sobretudo do interior do país, nos mercados externos, prestando serviços e comercializando produtos temáticos especializados no âmbito do Turismo Ativo, Cultural e Desportivo, potenciando assim oportunidades de Desenvolvimento Local e Sustentável com alcance global.

Enquanto ConsultoraUPSTREAM PORTUGAL presta serviços especializados para a Criação, Estruturação e Implementação de Produtos e Recursos Turísticos, de Marketing Territorial e Comunicação Turística, centrados nos ativos patrimoniais e nos recursos naturais e culturais do país, para entidades de gestão territorial e turística e para o setor privado.

Desenvolve a sua atividade de Operador Turístico sob a marca TRY PORTUGAL e disponibiliza um marketplace digital, www.tryportugal.pt , o qual integra a maior oferta de experiências e atividades operadas por uma Rede qualificada de Parceiros de Animação Turística e de Hotelaria de todo o país, posicionando Portugal como destino de excelência para o Turismo de Natureza, Cultural e Desportivo, 365 dias no ano e em total segurança!

Em vertente complementar, a produção, organização e prestação de serviços para EventosOutdoor” é o foco da TRY PORTUGAL SPORTS, a qual se diferencia na concepção de soluções para eventos que contribuem para a promoção internacional do destino e que potenciam o Turismo Desportivo nas regiões.

a EQUIPA

Catherine de Freitas


CEO, Diretora de Comunicação e RP


Licenciada em Design Gráfico na Alemanha, a Catherine é Certified Rock Climbing Instructor – UIAA da International Climbing and Moutaineering Federation e tem na Escalada e no Montanhismo as suas paixões. Co-fundadora e CEO da UPSTREAM, gere a oferta turística e assegura o cumprimento da estratégia de comunicação, e de relações públicas nacional e internacional, depois de ter desenvolvido uma longa carreira na Consultoria e gestão de projetos de Design, de publicidade e de comunicação, em várias empresas do ramo na Alemanha, Brasil e Portugal. A atração da montanha levou-a também aos Trails, nos quais participa regularmente, além de ter colaborado na organização do “The Crossroads Portugal”.

Paulo Cavaleiro


Diretor Geral


O “mentor” da Upstream viu a oportunidade e necessidade deste projeto ao longo dos muitos anos em que percorreu o país intervindo no desenvolvimento, estruturação e comunicação de alguns dos novos desportos “outdoor” (Triatlo, BTT) em Portugal. Graduado em Gestão e Eng.ª Industrial e Mestre em Eng.ª de Ambiente, foi gestor e empresário em setores da logística e serviços, em Portugal e Espanha, além de consultor e gestor de projetos para empresas portuguesas no estrangeiro. Tem como Missão pessoal contribuir para o Desenvolvimento Local do Interior do país através do Turismo Ativo e Sustentável. No âmbito da Upstream, para além da gestão geral, dedica-se à criação e estruturação dos produtos turísticos e de eventos da TRY Portugal, gere projetos turísticos e de marketing territorial, sendo igualmente responsável pela criação de conteúdos editoriais turísticos para os mais diversos canais de comunicação.

Sérgio Mendes


Diretor de TI


O currículo do Sérgio tem muitas páginas ininteligíveis para o leigo, sobre formação e experiência nas áreas dos sistemas e das tecnologias de informação. Apesar do “peso” profissional e de algum mais que ganhou com a senioridade, não deixou as suas competências desportivas em mãos alheias, continuando a nadar quilómetros em águas abertas, a pedalar em tiradas noturnas e a fazer “hop-on, hop-off” na nova modalidade do swimrun. Analista, Gestor, Formador e Consultor em sistemas de informação de gestão, é o responsável pelo desenvolvimento e integração das plataformas TRY PORTUGAL e pelos sistemas e tecnologias da UPSTREAM.

Tiago Fernandes


Diretor de Eventos


Desde 2013 a trabalhar na área do exercício físico e desporto, na preparação física para alto rendimento e no exercício físico para o bem-estar, o Tiago é Licenciado em Ciências do Desporto e Pós-Graduado em Strength and Conditioning. Entusiasta do Treino Funcional, abraçou o Crossfit™ como modalidade de eleição, mas estende os seus interesses pessoais e profissionais a vários outros desportos. É co-Fundador da Upstream e responsável pela área dos Eventos Desportivos (TRY PORTUGAL SPORTS), onde pontifica o X Fittest, de criação própria.

Lia Valido


Gestora de Projetos


Licenciada em Biologia, a Lia é apaixonada por tudo o que se relaciona com o Mar e a Natureza, tendo trabalhado nas áreas da biologia marinha e da aquacultura, mas também em entomologia e em SIG. Na UPSTREAM aprofundou interesses pela História, pela Cultura e pelas Tradições de Portugal, e é a principal responsável por projetos territoriais que visam a estruturação de produtos turísticos e culturais. De vez em quando vai nadar para relaxar…

Susana Poças


Departamento de Vendas Internacional


Licenciada em Planeamento e Desenvolvimento do Turismo e bacharel em Gestão de Empresas Turísticas e Hoteleiras, apaixonada pelo campo e pela natureza e tendo no turismo a sua paixão, desde 1998 que trabalha no setor, quer na área de promoção quer na área comercial a nível nacional e internacional. Nas caminhadas, relaxa.

Marco Marques


Departamento de Mercado Nacional


Licenciado em Gestão de Empresas Turísticas pela escola superior de hotelaria e turismo do Estoril. Acumula mais de 10 anos de experiência em Turismo tendo já passado por diferentes áreas deste sector mas sempre com a especialização no Mercado Nacional. Possui ainda diversos cursos de Marketing Digital com especialização em Social Media Marketing.

Thaís Franco


Gestora de Plataforma Digital


Graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela ESAMC Uberlândia e Tecnóloga em Marketing pela FAESSA (UNIESSA) Uberlândia. Em 2018 realizou o curso de Formação Profissional – Especializado Social Media Marketing pela FLAG Lisboa. Entusiasta de vendas e de comunicação, atua há mais de cinco anos em atendimento e análise de mídias digitais, gestão de plataformas digitais, tráfego pago e afins. As viagens, o sol e o mar são a sua terapia!

Fernando Completo


Consultor


Consultor Sénior, coordena projetos de consultoria, investigação, planeamento e desenvolvimento turístico e territorial em Portugal, Moçambique, Angola e Cabo Verde. Professor-Adjunto na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), desde 1993, tem como área de ensino e investigação o Planeamento Turístico, Turismo Cultural, Turismo de Natureza e Aventura, Animação Turística, Turismo Náutico e Gestão de Eventos. Com Diploma de Estudos Avançados (DEA) – Doutorando em Turismo, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Mestrado em Sociologia do Território e Licenciatura em Ciências e Políticas Sociais, destaca-se-lhe ainda a colaboração com diversas instituições de ensino superior internacionais e nacionais. Foi também autor e Coordenador de diversos Planos Estratégicos para o Desenvolvimento de Recursos e Produtos Turísticos no Alentejo e Ribatejo, nos Açores, em Sintra e Setúbal.

Paulo Leite


Consultor


O Desporto foi sempre uma componente fundamental da vida do Paulo, uma paixão que se converteu no seu estilo de vida, no seu trabalho e negócio. Tendo vivido grande parte da sua vida no estrangeiro, graduou-se em Gestão e Marketing em universidades do Brasil e EUA. Entusiasta e praticante a nível federado de judo, voleibol e triatlo, o seu envolvimento empresarial com a indústria do desporto começou há 25 anos nos EUA, e desde então o seu nome sempre esteve ligado à organização de grandes eventos desportivos em Portugal, Espanha, Brasil, EUA, Argentina, Itália e Marrocos, concebidos na ótica da promoção turística dos destinos. Diretor da Blueorange Agency, CEO da SportsTalks e do TRITON World Series, assume ainda a Presidência da Associação LOFF, a qual se dedica a apoiar jovens desfavorecidos através de eventos desportivos.

Paulo Almeida Fernandes


Consultor


Viajante incansável a pé pelos caminhos da História, o Paulo dedica-se ao estudo da Alta Idade Média, Arte Românica, Caminhos de Santiago e história de Lisboa. Excelente contador de histórias, com uma boa disposição contagiante, fá-lo com a competência de um Doutorado em História da Arte, Mestre em Arte, Património e Restauro, e licenciado em História, Variante de História da Arte. Desde 2016 que se encontra no Palácio Pimenta, onde é coordenador do Serviço de Inventário e Investigação do Museu de Lisboa. É Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa), membro integrado do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Património (Universidade de Coimbra) e colaborador do Instituto de Estudos Medievais (Universidade Nova de Lisboa). Foi assessor em duas ocasiões (vereação da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e direção do Instituto Português do Património Arquitetónico), técnico superior na Câmara Municipal de Mafra, com Coordenação do Gabinete de Património Histórico e Arquitetónico e Coordenação da Área de Cultura, e assessor científico do programa de Valorização Cultural e Turística do Caminho de Santiago – Caminho de Torres. É um escritor prolífico, com diversas obras publicadas, nomeadamente sobre a temática do Caminho de Santiago.

Paulo Jorge Margalho


Consultor


O Paulo é jornalista, mas as suas múltiplas facetas, competências e experiência acabaram por qualificá-lo para participar e desenvolver diversos projetos de desenvolvimento local e regional e de comunicação nas áreas do turismo na natureza, ambiente e desenvolvimento sustentável. Fundador do CEAI – Centro Estudos da Avifauna Ibérica e do GUEA – Grupo Universitário Estudos do Ambiente, foi também Coordenador do Centro de Recursos Multimédia da Fundação Luís de Molina, Vice-presidente do Centro Profissional do Setor Audiovisual e membro da Direção do FAPAS – Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens. Naturalista desde 1982, é profundo conhecedor do território desenvolvendo atividade como observador de aves, fotógrafo de natureza, autor de estudos, guias e conteúdos sobre Turismo de Natureza, além de produtor e realizador de filmes de promoção ambiental e turística.

REDE DE PARCEIROS


A UPSTREAM desenvolve a sua atividade operacional através de processos colaborativos, estabelecendo parcerias que lhe permitem alavancar e partilhar os recursos e ampliar a capacidade, para concretizar uma oferta integrada e inovadora de dimensão adequada para atender à escala nacional e mundial. Constituímos e apoiamos uma Rede de Parceiros de Animação Turística, de Guias especializados e de Hotelaria diferenciada, entre outros, que agregam um capital ímpar de conhecimento do território, de experiência turística e de serviço ao cliente.