Manifesto de Empresa Responsável

UPSTREAM – Valorização do Território, S.A

Número do certificado: BTO 001/2023 RTI

ENQUADRAMENTO

UPSTREAM – Valorização do Território, S.A . que opera com as marcas registadas TRY PORTUGAL  e é detentora da empresa TRY Azores, Unipessoal Lda.sedeada em Angra do Heroísmo, Terceira, encara as boas práticas de sustentabilidade, não como uma obrigação, mas sim, como uma postura empresarial digna e justa.

Estando conscientes da importância do desenvolvimento turístico sustentável e assumindo os princípios adotados especificamente na Carta Mundial de Turismo Sustentável, a UPSTREAM compromete-se a levar a cabo uma gestão sustentável das suas atividades, bem como, cumprir com os requisitos estabelecidos no referencial Biosphere Tourism, que inclui, entre outras coisas, a Política de Fair Trade nos requisitos legais que regulam os efeitos gerados pela suas várias vertentes de atividade nas áreas de consultoria territorial, operação turística,  animação turística e organização de eventos desportivos.

Assim sendo, baseamos as nossas políticas e valores nesse sentido e comprometemo-nos a prática de nove pilares da Sustentabilidade.

MANIFESTO DE POLÍTICA DE TURISMO SUSTENTÁVEL

VISÃO & MISSÃO

– Conceber e distribuir uma ampla oferta de produtos temáticos inovadores de Turismo Ativo, estruturados em função das motivações dos consumidores internacionais para atividades de Natureza, Culturais, Ambientais e de Bem-Estar, Criativas e Desportivas;

– Explorar o potencial endógeno da “diversidade concentrada” do território, sobretudo em espaços Rurais e Naturais do Interior do país e do Arquipélago dos Açores;

– Utilizar o potencial dos recursos naturais e culturais do Interior e dos Açores para a organização e promoção nacional e internacional de Eventos desportivo e corporativos;

– Estimular a Conservação Ambiental e um Turismo Responsável e Sustentável, consistente com os valores naturais, sociais e das tradições das comunidades;

– Disponibilizar serviços especializados de Comunicação, Marketing Turístico e Territorial;

– Implementa ativamente na transição digital dos processos operacionais, comerciais e de boas práticas de marketing digital em todas as atividades da empresa.

COMPROMISSO | 9 PILARES DE SUSTENTABILIDADE

  1. Apoiar Entidades Públicas de Gestão Territorial e Turística Agentes privados na estruturação da oferta de novos produtos turísticos com potencial de afirmação internacional, no âmbito do Turismo Ativo, Cultural Desportivo integrando os recursos de Natureza, da Cultura, do Património, da Gastronomia e Vinhos, da Ruralidade, das Tradições, do Desporto e do Bem-Estar de uma forma sustentável envolvendo os agentes e as comunidades locais com especial ênfase nos territórios do Interior.
  • Co-parceria com Academias Instituições Técnicos de Ensino, no âmbito de desenvolvimentos de projetos estruturantes no território.

Fomentar as sinergias e os processos colaborativos com os vários agentes da cadeia de valor do turismo.

  • Informar e incentivar os nossos Parceiros nacionais e internacionais a adotarem os princípios de desenvolvimento turístico sustentável da Carta Mundial de Turismo Sustentável.
  • Promover e apoiar através do envolvimento com ONG’s, ações e programas as boas práticas sociais e ambientais.
  • Motivar e informar os nossos Colaboradores sobre ações de formação e consciencialização sobre os princípios do Turismo Responsável e Economia Circular.
  • Assegurar que as condições de trabalho são de remuneração digna, justa e de igualdade de gênero sem prejuízo de formação ou atividades que sejam prejudiciais a saúde.

Assegurar que as oportunidades de recrutamento são justas, independentemente do gênero, origem, religião, orientação sexual, estado civil, capacidades físicas, entre outros.

Motiva-los a filosofia da empresa que “Nada é impossível” e temos que sempre ver os problemas como oportunidades para toda a cadeia do setor de turismo.

  • Implementar ativamente na transição digital dos processos operacionais, comerciais e de boas práticas de marketing digital em todas as atividades da empresa.
  • Política de Fair trade: justa/baixa comissão. Compromisso de política justa de preço com o parceiro e o cliente.
  • Desenvolvimento, estruturação e promoção das tradições culturais nas comunidades locais nos territórios onde intervém com especial ênfase no território do Interior e dos Açores.

Participamos ativamente no trabalho de terreno com parceiros em modo colaborativo com instituições e agentes especializados na dinamização do território.