Grande Rota do Guadiana GR15 SERPA

Data
Acerca deste projeto

UPSTREAM Portugal é a empresa responsável pelo desenvolvimento, estruturação e implementação deste projeto para o Município de Serpa.

 

As Grandes Rotas (GR) são percursos tendencialmente pedestres com mais de 30 quilómetros de extensão, que são percorridos em mais do que uma jornada. Geralmente fazem ligação a diferentes regiões e apresentam um papel de grande importância a nível regional e nacional, para a promoção do turismo de natureza e sustentável, para a interação ambiental, o desenvolvimento regional e a valorização do património natural e cultural do território e do país.

 

Algumas das Grandes Rotas pedestres portuguesas ultrapassam fronteiras, como é o caso da GR das Aldeias Históricas, recentemente ampliada para Espanha, sendo reconhecidas internacionalmente pela sua importância e atração para os “viajantes de caminhos”, a pé e de bicicleta, de todo o mundo.  

Em particular, as Grandes Rotas nacionais desempenham um papel importante na promoção positiva do nosso país, incentivando a visita de regiões menos favorecidas, mas nem por isso com menores atrativos, como é o caso da Grande Rota do Guadiana – GR 15, trazendo benefícios para as comunidades, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento local, na preservação do meio ambiente, na promoção do turismo sustentável e no fortalecimento de laços transfronteiriços. 

 

A Grande Rota do Guadiana foi iniciada em 2015 nos concelhos do Algarve pela mão da Associação Odiana, a partir de Vila Real de Santo António, e desde então tem beneficiado de extensões para a Raia Alentejana, primeiro no concelho de Mértola e agora no de Serpa. 

 

Com este projeto agora em curso, apoiado pelo Fundo Ambiental, o Município de Serpa mais do que duplica a extensão total da GR 15 (+200 km, entre o itinerário principal e complementares), possibilitando, assim, que a Grande Rota do Guadiana se possa vir a apresentar aos viajantes nacionais e internacionais como uma alternativa desafiante para a experiência e exploração dos territórios da Raia do Alentejo e do Algarve, acompanhando o traçado do rio Guadiana. 

Serpa inaugura esta extensão no próximo mês de Maio, mas a ambição subjacente é que a adesão ao projeto de outros municípios alentejanos possibilite a expansão futura da GR15 para norte até Elvas, afirmando-se como o “a” Grande Rota do interior sul do país.