Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo – Via Atlântico

Data
Acerca deste projeto

Em novembro de 2022, a UPSTREAM iniciou a sua colaboração e intervenção nas fases de Estudos, Levantamentos Cartográficos e Conteúdos Informativos dos Caminhos da Raia, Via Atlântico e Marítimo, projeto da ERT Alentejo e Ribatejo.

 

Como linhas orientadoras, para este projeto, estava presente que o Caminho “Via Atlântico” deveria ser perspectivado como uma variante do Caminho Português Central do qual se desviaria em Castro Verde.

 

Na senda de importantes testemunhos e património histórico religioso no litoral alentejano associado à presença da Ordem de Santiago e ao culto
do apóstolo Santiago, o Caminho deveria passar em Ourique, Garvão, Cercal, Porto Covo e Sines, com final em Santiago do Cacém onde iria convergir no Caminho Português Central.

 

Importante ainda de referir que a definição do itinerário de ligação entre os pontos de referência e de traçados alternativos teve ainda como base, razões devidamente justificadas de segurança, atratividade da paisagem, proximidade a pontos de interesse, equipamentos de apoio ou outros, para que assim, a utilização a pé e de bicicleta (BTT) fosse uma realidade e uma mais valia.

 

Finalmente, em dezembro de 2023, foi lançada a nova variante, Via Atlântico, do Caminho de Santiago Central pela Entidade Regional do Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo com uma ação promocional FAM Trip para Tours Operadores e um colóquio de participação aberta que esgotou a sua lotação e onde o filme promocional foi apresentado.

 

Notícias

Correio Alentejo

Publituris

Rádio Campanário

Gazeta Rural

Rádio Castrense

Facebook Turismo do Alentejo

Vídeo Promocional