ENQUADRAMENTO
A UPSTREAM – Valorização do Território, S.A . que opera com as marcas registadas TRY PORTUGAL e é detentora da empresa TRY Azores, Unipessoal Lda., sedeada em Angra do Heroísmo, Terceira, encara as boas práticas de sustentabilidade, não como uma obrigação, mas sim, como uma postura empresarial digna e justa.
Estando conscientes da importância do desenvolvimento turístico sustentável e assumindo os princípios adotados especificamente na Carta Mundial de Turismo Sustentável, a UPSTREAM compromete-se a levar a cabo uma gestão sustentável das suas atividades, bem como, cumprir com os requisitos estabelecidos no referencial Biosphere Tourism, que inclui, entre outras coisas, a Política de Fair Trade nos requisitos legais que regulam os efeitos gerados pela suas várias vertentes de atividade nas áreas de consultoria territorial, operação turística, animação turística e organização de eventos desportivos.
Assim sendo, baseamos as nossas políticas e valores nesse sentido e comprometemo-nos a prática de nove pilares da Sustentabilidade.
MANIFESTO DE POLÍTICA DE TURISMO SUSTENTÁVEL
VISÃO & MISSÃO
– Conceber e distribuir uma ampla oferta de produtos temáticos inovadores de Turismo Ativo, estruturados em função das motivações dos consumidores internacionais para atividades de Natureza, Culturais, Ambientais e de Bem-Estar, Criativas e Desportivas;
– Explorar o potencial endógeno da “diversidade concentrada” do território, sobretudo em espaços Rurais e Naturais do Interior do país e do Arquipélago dos Açores;
– Utilizar o potencial dos recursos naturais e culturais do Interior e dos Açores para a organização e promoção nacional e internacional de Eventos desportivo e corporativos;
– Estimular a Conservação Ambiental e um Turismo Responsável e Sustentável, consistente com os valores naturais, sociais e das tradições das comunidades;
– Disponibilizar serviços especializados de Comunicação, Marketing Turístico e Territorial;
– Implementa ativamente na transição digital dos processos operacionais, comerciais e de boas práticas de marketing digital em todas as atividades da empresa.
COMPROMISSO | 9 PILARES DE SUSTENTABILIDADE
- Apoiar Entidades Públicas de Gestão Territorial e Turística e Agentes privados na estruturação da oferta de novos produtos turísticos com potencial de afirmação internacional, no âmbito do Turismo Ativo, Cultural e Desportivo integrando os recursos de Natureza, da Cultura, do Património, da Gastronomia e Vinhos, da Ruralidade, das Tradições, do Desporto e do Bem-Estar de uma forma sustentável envolvendo os agentes e as comunidades locais com especial ênfase nos territórios do Interior.
- Co-parceria com Academias e Instituições Técnicos de Ensino, no âmbito de desenvolvimentos de projetos estruturantes no território.
Fomentar as sinergias e os processos colaborativos com os vários agentes da cadeia de valor do turismo.
- Informar e incentivar os nossos Parceiros nacionais e internacionais a adotarem os princípios de desenvolvimento turístico sustentável da Carta Mundial de Turismo Sustentável.
- Promover e apoiar através do envolvimento com ONG’s, ações e programas as boas práticas sociais e ambientais.
- Motivar e informar os nossos Colaboradores sobre ações de formação e consciencialização sobre os princípios do Turismo Responsável e Economia Circular.
- Assegurar que as condições de trabalho são de remuneração digna, justa e de igualdade de gênero sem prejuízo de formação ou atividades que sejam prejudiciais a saúde.
Assegurar que as oportunidades de recrutamento são justas, independentemente do gênero, origem, religião, orientação sexual, estado civil, capacidades físicas, entre outros.
Motiva-los a filosofia da empresa que “Nada é impossível” e temos que sempre ver os problemas como oportunidades para toda a cadeia do setor de turismo.
- Implementar ativamente na transição digital dos processos operacionais, comerciais e de boas práticas de marketing digital em todas as atividades da empresa.
- Política de Fair trade: justa/baixa comissão. Compromisso de política justa de preço com o parceiro e o cliente.
- Desenvolvimento, estruturação e promoção das tradições culturais nas comunidades locais nos territórios onde intervém com especial ênfase no território do Interior e dos Açores.
Participamos ativamente no trabalho de terreno com parceiros em modo colaborativo com instituições e agentes especializados na dinamização do território.