Alentejo e Ribatejo com aposta nos Caminhos de Santiago

Alentejo e Ribatejo com aposta nos Caminhos de Santiago

O impacto do nosso projeto “Caminho Português de Santiago Central – Alentejo e Ribatejo” no desenvolvimento das comunidades locais está em destaque no @DiariodeNoticias.pt!

Paulo Cavaleiro, o Diretor Geral da UPSTREAM Portugal, conta que o impacto real da criação destes percursos já se sente em algumas aldeias alentejanas, principalmente no desenvolvimento de negócios locais e na atração de população – estrangeira e nacional – para a repovoação das regiões.

…“A ideia remonta a 2018, altura em que a ERTAR e a Upstream uniram esforços para proceder ao levantamento topográfico, histórico e cultural em toda a região, de forma a criar três trilhos rumo a Santiago de Compostela, em Espanha. Por não existir, antes do processo de conquista dos territórios a sul do Tejo aos muçulmanos, uma tradição de peregrinação a Santiago, Paulo Cavaleiro conta que foi necessário recorrer a sustentação histórica para justificar os trajetos agora definidos. “A justificação para a identificação dos Caminhos de Santiago a sul do país está baseada na presença da Ordem de Santiago” na região, tarefa entregue ao historiador Paulo Almeida Fernandes. O investigador e coordenador do Museu de Lisboa foi selecionado por ser o autor da candidatura deste legado a Património Imaterial da UNESCO, mas também por ser um profundo conhecedor e “caminheiro”, atesta o líder da empresa. O trabalho incluiu ainda a criação de informação de suporte aos turistas, sinalética e a recuperação de alguns caminhos de utilização pública, que tinham sido, entretanto, ilegitimamente vedados por privados.”

De notar que este projeto se tornou a 15 de março de 2021 no primeiro Caminho de Santiago em território português a obter certificação!

Leia a entrevista na íntegra em https://bit.ly/3tuW90A.