Portugal Ventures: Novos investimentos no Turismo

Portugal Ventures: Novos investimentos no Turismo

A Portugal Ventures aumenta o seu portefólio de participadas no setor do Turismo com a entrada de cinco novas startups – Bag4Days, Classihy, Sailside, TRY PORTUGAL e X-Plora, que representam um total de 1,3 milhões de euros de investimento.

A Portugal Ventures, em parceria com o Turismo de Portugal e o Nest – Centro de inovação do Turismo, lançou em junho a Call Fostering Innovation in Tourism, com o objetivo de responder a uma falha de mercado, para financiar projetos de turismo em fase pré-seed que, pelas suas características e um grau de risco mais elevado, enfrentam maiores dificuldades no acesso ao financiamento. Nesta iniciativa participaram os projetos finalistas dos programas de aceleração do Turismo de Portugal Fostering Innovation in Tourism, concluídos nos anos de 2017 e 2018.

Resultado da Call FIT a Portugal Ventures investiu nos projetos Bag4Days, Classihy e Sailside. Em 2020 irá lançar a 2ª edição desta call, à qual se podem candidatar os projetos finalistas dos programas de aceleração do Turismo de Portugal 2019/2020. Da Call Tourism resultam os novos investimentos na TRY PORTUGAL e na X-Plora e, aumentando assim para 20 o número de empresas do portefólio de turismo da Portugal Ventures.

Sendo o Turismo o setor mais dinâmico da economia nacional, a Portugal Ventures, alinhada com o seu parceiro e acionista Turismo de Portugal, reforça desta forma a aposta no setor com a criação de mais oportunidades para melhorar as condições e experiências dos turistas que visitam o nosso país. Estes investimentos refletem igualmente a preocupação em colmatar uma falha de mercado no apoio aos projetos finalistas dos programas de aceleração sendo uma mais valia para o setor.

A Portugal Ventures tem atualmente quatro Calls abertas para projetos inovadores, de base científica e tecnológica, nas áreas da economia do mar, economia circular e energia e tecnologia aplicada à agricultura, que têm como objetivo colmatar uma falha de mercado e alavancar soluções para problemas ambientais e sociais. E ainda na área do turismo que pretende dinamizar o setor mais dinâmico da economia nacional. A data limite para a submissão de candidaturas a estas Calls vai ser prolongada até 31 de dezembro.

Notícia AICEP aqui.