Caminho de Fátima da Beira

Caminho de Fátima da Beira

O caminho de Fátima da Beira é um projeto do Centro Nacional de Cultura (CNC) com a colaboração operacional da UPSTREAM – Valorização do Território S.A.

Relevando a essência de itinerário religioso de inspiração Mariana, o objeto deste trabalho visa também promover a “espiritualidade”, em ligação com a Natureza e as vivências e culturas locais, num percurso de visitação Religiosa-Cultural dos santuários associados ao culto de Maria desde a Raia Beirã até Fátima.

Da mesma forma que os demais Caminhos de Fátima geridos pelo CNC, este projeto tem por finalidade criar condições seguras e aprazíveis para peregrinos e caminhantes que se dirigem ao Santuário de Fátima, evitando as estradas com grande circulação automóvel em favor de caminhos de terra e de pequenas estradas rurais com pouca circulação. Percorrem territórios variados, com grande interesse cultural e paisagístico, e articulam-se com outros itinerários de âmbito nacional e internacional.
Salvaguardam-se igualmente as motivações de convívio, de experiências culturais e sociais que surgem em paralelo com as religiosas, confirmando a peregrinação como uma experiência cultural “onde o milagre pode acontecer”.

Este Caminho encontra-se já previsto no mapa dos Caminhos da Fé no Centro de Portugal!

Notícia Ecclesia – ver aqui

No Comments

Post A Comment